Mês: setembro 2024

rascunho automático REDUÇÃO DE TRIBUTAÇÃO  Nova Lei que autoriza atualização do valor de imóveis e institui RERCT-Geral  RERCTLINKEDINIG 1024x576

REDUÇÃO DE TRIBUTAÇÃO Nova Lei que autoriza atualização do valor de imóveis e institui RERCT-Geral 

Foi publicada em 16 de setembro de 2024, em edição extra do Diário Oficial da União, a Lei nº 14.973/2024, que autoriza a atualização do valor de imóveis para o valor de mercado e institui o Regime Especial de Regularização Geral de Bens Cambial e Tributária (RERCT-Geral). Antes da nova lei, os imóveis eram declarados …

REDUÇÃO DE TRIBUTAÇÃO Nova Lei que autoriza atualização do valor de imóveis e institui RERCT-Geral  Leia mais »

rascunho automático Decisão STJ: IR não incide sobre stock options na aquisição de ações stockLINKEDIN 1024x576

Decisão STJ: IR não incide sobre stock options na aquisição de ações

Tributação apenas no momento da venda das ações, com ganho de capital. Decisão do STJ por maioria, definiu que os planos de opção de compra de ações (stock options) oferecidos por empresas a seus executivos e funcionários têm natureza mercantil, e não remuneratória. Dessa forma, o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) não incide …

Decisão STJ: IR não incide sobre stock options na aquisição de ações Leia mais »

rascunho automático Isenção de ITR à propriedade rural em APP ITRLINKEDIN 1024x576

Isenção de ITR à propriedade rural em APP

Fique ligado! Isenção de ITR à propriedade rural em APP Acompanhe o caso A Justiça Federal concedeu decisão favorável ao proprietário de uma fazenda à isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) devido ao fato de o imóvel estar localizado em uma área de preservação permanente (APP). O fazendeiro já havia obtido o reconhecimento dessa isenção …

Isenção de ITR à propriedade rural em APP Leia mais »

rascunho automático União estável pode ser convertida retroativamente em casamento UniaoEstavelLINKEDIN 1024x576

União estável pode ser convertida retroativamente em casamento

Data ainda não foi marcada, mas STF reconheceu repercussão geral da discussão O Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral (Tema 1.313) da questão que trata da possibilidade de conversão retroativa de uniões estáveis em casamentos. O caso está sob relatoria do ministro Flávio Dino. Ao defender a repercussão geral do tema, o ministro Dino …

União estável pode ser convertida retroativamente em casamento Leia mais »