Agronegócio capalinkedin FusoesAgro 1024x576

Agronegócio

Antes de falarmos sobre o setor do agro, é preciso ter claro que Fusão, termo da sigla em inlgês M&A para Mergers and Acquisitions que significa uma operação ou transação financeira para compra, venda ou fusão de empresas.

Os principais motivadores para a realização de uma fusão são a economia nos custos de produção, conquistar novos mercados e lançar novos produtos.

O processo  também envolve conhecimentos e estratégias para alavancar novos negócios e atingir um novo patamar de atuação:

  • Aumento do market share da empresa;
  • Aumento das receitas;
  • Diminuição de riscos;
  • Melhores condições de atuação;
  • Melhoria na satisfação dos clientes e colaboradores;
  • Redução de custos operacionais.

Além das vantagens mercadológicas: a fusão entre empresas exige a reestruturação interna da nova sociedade,  otimização dos processos e a identificação de gargalos, afim de reduzir ainda maior nos custos operacionais.

No últimos anos,  as fusões entre empresas do agronegócio tem sido destaque no Brasil. As empresas do segmento estão se tornando mais atrativas aos investidores em razão de alguns fatores como: 

  • Colheitas recordes nos últimos dois anos
  • Crescente demanda global pelos produtos
  • Preços das commodities

Veja a movimentação no mercado do agro:

Compra da Biosev pela Raízen, joint venture de Cosan e Shell no setor sucroalcooleiro e em combustíveis.   

Norueguesa Yara que fechou a aquisição de uma participação de 14% na plataforma brasileira de comércio online de produtos agrícolas Orbia, de propriedade majoritária da alemã Bayer AG. A Bayer e a brasileira Bravium foram igualmente diluídas para acomodar a Yara como sócia, com a empresa alemã agora possuindo 68,8% da Orbia e a Bravium detendo uma participação de 17,2%.

 Marfrig, gigante de produção de alimentos, anunciou um investimento total de US$ 7 milhões nas startups Quiq – plataforma digital brasileira que simplifica a gestão de pedidos online dos restaurantes e Takeoff Technologies – empresa americana que trabalha na criação e soluções automatizadas de atendimento e gerenciamento de estoque de alimentos.

A BRF, gigante brasileira de produção de alimentos, informou no começo do ano o entendimento com o fundo de investimentos soberano da Arábia Saudita para a criação de uma joint venture. 

 BSBIOS, maior produtora de biodiesel do Brasil, anunciou a aquisição da fábrica MP Biodiesel, situada na Suíça, estratégia para posicionar a companhia como uma das maiores produtoras do biocombustível no mundo. 

Investimentos em startups do agronegócio

Entre as startups do setor do agronegócio, a agfintech brasileira de crédito rural TerraMagna levantou US$ 40 milhões em uma rodada com dívida e capital incluindo o SoftBank para expandir sua presença regional e diversificar sua oferta de produtos financeiros- primeira vez que o SoftBank investe em uma empresa com atividades ligadas à agricultura. 

A AgroGalaxy, uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços para o agronegócio, anunciou a conclusão da compra de 80% do capital social da Agrocat Distribuidora de Insumos.

Fique atento às novidades do seu setorce sempre bem assessorado por um profissional do direito especialista na área. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *