Você sabe o que é a Drex? kn linkeding

Você sabe o que é a Drex?

No início de agosto de 2023, o Banco Central do Brasil (BCB) anunciou o lançamento da sua nova moeda digital oficialmente denominada de “Drex”.

Apresentação da Drex

Durante uma transmissão ao vivo, o BCB divulgou a introdução da “Drex”, uma fusão das letras ‘D’ de digital, ‘R’ de Real, ‘E’ de eletrônico e ‘X’ fazendo referência ao Pix. A “Drex” constitui uma representação virtual da moeda física, mantendo uma paridade com o Real, ou seja, ambos têm o mesmo valor.

Drex em Comparação ao Real: Entendendo as Semelhanças

Diferentemente das criptomoedas, a “Drex” é meramente a representação digital do Real. Os usuários poderão trocar entre “Drex” e papel-moeda conforme necessário, com o acesso sendo intermediado por meio de carteiras virtuais fornecidas por instituições financeiras, incluindo bancos.

A Conexão entre Drex e Pix

Enquanto a “Drex” serve como a representação virtual da moeda física, o Pix é uma plataforma que viabiliza transações instantâneas. Embora trabalhem de forma complementar, esses dois sistemas não interferem um no funcionamento do outro.

Lançamento e Testes da Moeda Digital Drex

Apesar de ainda estar na fase de testes, a “Drex” tem seu lançamento planejado para o final de 2024. O BCB já selecionou as instituições que participarão do projeto piloto, colaborando no desenvolvimento das ferramentas relacionadas à moeda digital. Os testes estão agendados para setembro deste ano, durante os quais essas instituições conduzirão operações simuladas a fim de avaliar a segurança e a eficiência do sistema.

Drex: Distinção de uma Criptomoeda

Ao contrário das criptomoedas, como o bitcoin, a “Drex” é respaldada pelo Banco Central. Não estará sujeita a flutuações baseadas na oferta e demanda do mercado e não funcionará como as criptomoedas tradicionais.

Utilização da Drex

A “Drex” traz consigo uma série de inovações para os serviços financeiros do país. Poderá ser aplicada em contratos inteligentes, simplificando transações envolvendo propriedades, veículos e títulos públicos. Além disso, facilitará operações financeiras como empréstimos, seguros e investimentos, além de agilizar e assegurar o intercâmbio de recursos entre nações.

Custos Associados à Drex

De acordo com Fabio Araújo, coordenador da iniciativa no BCB, a “Drex” acarretará custos nos serviços financeiros. Ainda não foi comunicado se tais custos serão arcados pelos usuários ou pelas instituições financeiras e de pagamento.

Acredita-se que a “Drex” emerge como uma iniciativa visionária do Banco Central do Brasil, representando um passo considerável na modernização do sistema financeiro do país. Para informações detalhadas e atualizações oficiais, convém consultar o website oficial da “Drex”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *