Gestão de Carnaval FEVcapaLin Carnaval 1024x576

Gestão de Carnaval

Após a pausa forçada de dois anos, por causa da pandemia de Covid-19, a retomada do Carnaval deve ser muito mais do que “matar as saudades” dos foliões. Segmentos importantes geram oportunidades de emprego, renda e um fôlego a mais para seguir o ano.

De acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a receita que deve ser gerada com o feriadão de Carnaval pode chegar a R$ 8,18 bilhões. O valor ainda é 3,3% menor em relação ao último carnaval de rua antes da pandemia, mas reflete um crescimento de 26,9% em relação a 2022,  o carnaval sob protocolos de segurança e saúde.

Turismo, hotéis, bares, restaurantes, tranporte

são os principais componentes dessa cadeia produtiva ligada às festas, ao lazer e ao entretenimento.

Além dos foliões, temos parte do público brasileiro  que não gosta de Carnaval, vai para cidades do interior, áreas rurais e até capitais onde a festa não é tão intensa, e   aproveitam o feriadão para descansar, curtir a folga ou mesmo fazer um “retiro”.

A expectativa é que 80 mil turistas estrangeiros circulem pelo país. O número já supera a quantidade de 2020, último Carnaval anterior à pandemia. Na ocasião, o Brasil recebeu 55 mil estrangeiros, de acordo com levantamento feito pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Quem faz feriado

até para setores que tradicionalmente não funcionam nos dias da festa, o impacto do carnaval para a economia é mais positivo devido aos feriados e pontos facultativos decretados em praticamente todo o país.

O comércio tradicional, que deixa de funcionar durante as festas e volta a abrir na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, acaba recebendo um movimento mais intenso nos dias que antecedem o Carnaval, para as compras de fantasias, adereços, material para confeccionar fantasias, assim como outras necessidades.

Otimismo, é a palavra de ordem.

Mais dinheiro circulando, mais oportunidades de lucro, e sai na frente quem se prepara para o período.

Está mais que provado: Carnaval não é só folia.

É desenvolvimento econômico e oportunidade de crescimento para os negócios!

Pense na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *