Legal Design: uma nova era do Direito? Capa Linkedin 1024x576

Legal Design: uma nova era do Direito?

Legal Design, já com adeptos pelo mundo todo, combina expertise jurídica, design de informação e design thinking.  Para entender melhor e utilizar o Legal Design, primeiramente, é necessário seguir algumas etapas gerais.  

• Descoberta: 

primeiro passo para o início do Legal Design. No entanto, para dar início, você deve se perguntar “Qual o problema que quero resolver?”. Assim ,você pode desenvolver uma estratégia de maneira ampla, criando hipóteses.

• Interpretação: 

A partir dos dados e questões levantadas, o problema em questão deve ser resumido em uma frase. Desta forma, seu projeto estará mais focado.

• Idealiação: 

é considerada a fase de criatividade. Nesta etapa, é necessário pensar em como resolver o problema e estar aberto a novas ideias. Não se prenda a padrões ou outras atitudes convencionais.

• Experimentação:

Toda ideação necessita de um modelo, mas a fase de experimentação não é a fase final. Sinta-se livre para abusar da sua criatividade, acertos e erros.

• Evolução: 

Após o desenvolvimento do modelo, começa o monitoramento e evolução do projeto. Nesta fase é possível perceber o que está ou não funcionando e evoluir a ideia e os argumentos cada vez mais.

Pense nisso: Utilizando o Legal Design é possível atribuir diversos benefícios a processos internos tanto jurídicos quanto empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *