voto.br
O voto é secreto, instituição de direito de todo cidadão e base fundamental da democracia.
Voto como ato político
O sufrágio ou voto no Brasil veio junto com o processo de colonização.
Foi em 1532 que ocorreu a primeira eleição para a Câmara Municipal de São Vicente.
![550px-Congresso_constituicao 550px-Congresso_constituicao VOTO.BR 550px Congresso constituicao](https://baguinski.adv.br/wp-content/uploads/2022/10/550px-Congresso_constituicao.jpeg)
Nas fases colonial e imperial da história do Brasil, o voto era para escolher cargos do Legislativo.
Na fase republicana, exceto em alguns momentos como o Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Militar (1964 – 1985), o voto passa a ser usado na escolha do Poder Executivo.
fevereiro 1891
Deodoro da Fonseca X Prudente de Morais
A primeira eleição para presidente foi marcada pela tensão político-econômica do Governo Provisório.
Prudente de Morais tinha a maioria a seu favor, mas os militares ameaçaram os parlamentares, forçando-os a votarem em Deodoro da Fonseca o que garantiu sua vitória como Presidente Eleito da República dos Estados Unidos do Brasil.
Para vice foi eleito Floriano Peixoto que representava a oposição.
8 meses depois Deodoro da Fonseca renuncia o cargo devido à forte pressão da oposição.
Elas votam
2022 é o ano que a conquista do direito ao voto pelas mulheres completa 90 anos.
![fotoVotoFeminino fotoVotoFeminino VOTO.BR fotoVotoFeminino](https://baguinski.adv.br/wp-content/uploads/2022/10/fotoVotoFeminino.jpeg)
O sufrágio feminino foi reconhecido em 1932 e após, incorporado como um ato facultativo à Constituição de 1934.
Em 1965, tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao voto dos homens.
Sim, nós temos banana!
Cacareco
Em 1959, com quase 100 mil votos, a população de São Paulo elegeu o rinoceronte Cacareco como vereador da cidade.
Sua candidatura foi lançada pelo jornalista Itaboraí Martins, do jornal “O Estado de São Paulo”, como forma de manifestar a insatisfação com os políticos e candidatos a vereador para a câmara da cidade.
O Prefeito Mosquito
Em 1987, os cidadãos de Vila Velha no Espírito Santo, elegeram prefeito da cidade o candidato Mosquito com 29.668 votos – mais do que o candidato Magno Pires da Silva, que ficou em segundo lugar, com 26.633 votos.
Foi uma forma de manifestar a insatisfação popular a respeito das medidas ineficientes contra os focos de mosquito na cidade.
Macaco Tião
Em 1988, os jornalistas dos jornais “Planeta Diário” e “Casseta Popular”, mais tarde conhecidos como “Casseta e Planeta” lançaram a candidatura de Macaco Tião a prefeito do Rio de Janeiro, pela legenda do Partido Bananista Brasileiro.
A campanha foi uma forma de protesto pela frustração com os políticos da cidade. Estima-se que o personagem tenha recebido mais de 400 mil votos e caso sua candidatura fosse real, teria alcançado a terceira colocação entre os 12 candidatos do pleito.
2022 o voto consciente
A Lei da Ficha Limpa, lei complementar nº 135 de 2010, que altera algumas questões da Lei Complementar nº 64, de 1990 – que dispunha sobre as condições, os motivos e as situações em que uma pessoa não poderia se eleger para um cargo público.
Hoje é possível descobrir se um candidato é ficha limpa por meio de uma breve consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais” permite visualizar todos os nomes registrados em todos os cargos das Eleições 2022, acompanhados da situação das suas candidaturas.
Exerça seu direito e vote consciente!