Lawtechs são startups jurídicas que utilizam tecnologia para melhorar o desempenho dos mais variados agentes neste setor. O termo se refere à abreviação das palavras Law (Direito ou jurídico) e tech (tecnologia) em inglês.
Na prática, é também a união de dois conceitos que se complementam para atender aos desafios de um mundo cada vez mais digital: inovação com tradição.
O trabalho de uma lawtech é aproveitar todo o potencial tecnológico para identificar deficiências neste universo facilitando a gestão de processos dos advogados integrando sites dos tribunais e publicações em diário eletrônico com a agenda do profissional.
Por exemplo, existem lawtechs oferecendo a resolução de conflitos (acordos, mediação e arbitragem) em ambiente virtual e outras capazes de analisar em pouco tempo um volume imenso de jurisprudência sobre determinado caso para medir suas chances de êxito em um processo judicial.
Seja um profissional do futuro
O profissional do futuro consegue antever tendências e se prepara para atender às demandas.
A capacidade de adaptação do jurista é fundamental para seu desempenho e melhor atender as necessidades dos seus clientes.
A transformação digital veio para ficar: revolucionou e ainda vai mudar muito as relações humanas, como as de trabalho e de consumo.